"Não, não ofereço perigo algum: sou quieta como folha de outono esquecida entre as páginas de um livro, sou definida e clara como o jarro com a bacia de ágata no canto do quarto - se tomada com cuidado, verto água límpida sobre as mãos para que se possa refrescar o rosto mas, se tocada por dedos bruscos num segundo me estilhaço em cacos, me esfarelo em poeira dourada" (Caio Fernando Abreu)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

15 de agosto: Dia dos Solteiros...

Já diziam os poetas: "fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho (...)" 
Será que é assim mesmo?
Há tempos venho querendo escrever um texto sobre o tema, mas nunca tive a inspiração necessária.
Domingão, 15 de agosto de 2010,  foi "comemorado" o Dia dos Solteiros! 
Well, na minha humilde concepção pra quem está solteiro, todos os dias são dias dos solteiros. Whatever, vamos ao que interessa: A necessidade de estar com alguém!
É cada vez mais assustador o número de pessoas que se "enfiam" em relacionamentos por medo de ficarem sozinhas. Não importa se ela bebe e fuma e você odeia isso; ou ainda se ele adora programas de índio e você adora cair na balada. Na corrida desenfreada para não ficar sozinho (a) as pessoas encaram qualquer negócio...
Foi-se o tempo em que as pessoas diziam: "Antes só, do que mal-acompanhado"... Hoje, o ditado foi invertido: "Antes mal-acompanhado do que só".
Mas o porque disso? Freud e a psicologia explicam... but, vamos nos ater aos fatores sociais e emocionais e não psicológicos!
O que leva uma pessoa a se envolver em um relacionamento que ela sabe não ser saudável? Porque muitas pessoas sustentam namoros, noivados e até mesmo casamentos, quando na verdade já não sentem mais nada pelo outro?
O fato é que muita gente hoje em dia, tem medo de ficar sozinha consigo mesma, encarar seus defeitos, reorganizar suas emoções, repensar atitudes... e conviver consigo próprio. 
Lógico, é sempre bom termos alguém em nossa vida, compartilhar momentos, experiências, sensações, no entanto, precisamos nos descobrir primeiro, saber quem realmente somos e o que queremos. Não adianta buscar no outro, aquilo que falta em você. O outro é o outro, e será sempre do jeito dele, independente do que você queira ou faça. Ninguém muda ninguém.


É sim posível ser feliz sozinho! 
O que as pessoas precisam aprender (ou crer), é que a felicidade é um estado de espírito e que vem de dentro pra fora e não o contrário.
Aquele que não é capaz de ser feliz sozinho, jamais conseguirá ser feliz com outra pessoa ou mesmo fazê-la feliz!
Como em tudo na vida, há os prós e contras em estar solteiro; há os que digam que mais prós do que contra e vice-versa. 
No entanto, um dos principais pontos positivos de se estar solteiro é o fato de aprendermos a conviver com nossos anseios, medos, frustrações... descobrir quem realmente somos!
Além disso, podemos fazer o que der na telha sem nos preocupar se o outro vai gostar ou não.
Conheço muitas pessoas que aceitam relacionamentos "meia boca" apenas por medo de ficarem sozinhos....
A verdade mesmo, nua e crua, é que vivemos em uma sociedade que importa estereótipos, e nos induzem e sensação de falsa felicidade. Nos comerciais, filmes, novelas e afins, todos os casais tem finais felizes e sempre se é mais feliz quando se "tem" alguém. No entanto, nem sempre a vida imita a arte e no nosso mundinho de meu Deus, as coisas não são tão cor-de-rosa!
Fazendo jus ao nome do blog, vivendo e aprendendo, posso dizer por experiência própria, que é melhor estar "sozinho" consigo mesmo, do que mal acompanhado! 
E uma coisa é bem verdade... às vezes você anda por aí e vê zilhões de casais "transpirando" felicidade. Mas não se iluda... nem tudo é o que parece!
Já li uma vez e desconheço a autoria: "Nunca deixe sua felicidade depender de algo que não dependa de você"
Colocar a responsabilidade de nossa felicidade e bem-estar na mão do outro, nada mais é do que eximir-se da culpa de guiar o próprio destino!
Portanto, se você está solteiro (a), aproveite para realizar seus sonhos, descobrir novos horizontes, testar limites, conhecer lugares, pessoas.... Viva intensamente! Na hora que tiver que ser, será. Não se prenda a alguém apenas por medo de ficar sozinho (a). A pior solidão é a dois!




2 comentários: